Resultados de uma vida sem Deus
É impossível liderar sem cometer erros, no entanto, alguns erros podem trazer resultados catastróficos para a permanência de um líder em sua posição – seja no comando de uma empresa, família, igreja ou em seu próprio ministério.
As pessoas estão dispostas a perdoar muitos dos erros cometidos por seus lideres, porém, deixarão de ouvi-los, aceitá-los e respeitá-los caso eles deixem de ouvir a Deus e comecem a exercer uma liderança dominada pelo medo e insegurança.
Talvez Saul seja o melhor exemplo de um líder que resolveu deixar a orientação do Senhor e seguir seu próprio caminho. Desde o incidente com o gigante, onde a nação, o exército e por que não dizer que o próprio Deus esperava uma reação de Saul, o rei perdera parte de sua autoridade e respeito.
Ao não estar preparado para responder aos constantes ataques dos filisteus, Saul revelou que sua falta de coragem era um reflexo de sua falta de comunhão com Deus. Na maioria das vezes, somos derrotados por um gigante que nós mesmos criamos – o gigante da falta de comunhão com o Senhor.
Foi a partir daí que Davi começou a se destacar, provocando a ira e a inveja do rei de Israel. Enquanto Davi crescia e aparecia como um novo líder em sua nação, Saul acelerava seus passos rumo a uma viagem sem volta; ele se afastava cada vez mais da direção do Senhor, o que o levaria a perder a confiança das pessoas e a direção do seu Deus.
Os anos foram passando e a falta de direção e humildade em Saul (para reconhecer seus erros) começou a se transformar em rebelião contra Deus. Quando não tratamos pequenos erros do passado eles reaparecem como gigantes ainda maiores no futuro.
Quando não colocamos em Deus a nossa esperança, pequenos medos do passado voltar a perturbar nossa paz em ocasiões futuras.
“E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.
E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração.”1 Samuel 28:4-5
E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração.”1 Samuel 28:4-5
Novamente os filisteus acampados contra Israel. Só que agora Saul já não contava com a ajuda de Davi, ao invés de forjar uma relação que aumentaria ainda mais sua influencia como rei, Saul preferiu passar vários de seus anos tentando tirar a vida daquele que outrora havia livrado Israel das mãos do gigante Golias.
Resultado: Saul estava sem Davi, sem coragem para lutar, e o que era pior – sem a ajuda de Deus, pois ele havia abandonado o conselho do Senhor, preferindo guiar a nação sob seus próprios princípios.
“E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.”1 Samuel 28:6
Quando queremos ouvir a voz de Deus apenas para cumprir nossos desejos acabamos desrespeitando a Deus. Notemos alguns resultados de uma vida sem a direção de Deus:
1 – Não há paz.
Sempre estaremos preocupados por outras pessoas, por suas conquistas, arraigando sentimentos de inveja, de ressentimentos.
2 – Por não haver paz, somos invadidos pelo medo.
O medo é o agente paralisador de conquistas. Ele bloqueia nossa capacidade de resolver diversos problemas. Para Davi o gigante era apenas um desrespeitoso incircunciso, para Saul era seu pior pesadelo.
Muitas vezes o problema não está no tamanho do gigante que se levanta a nossa frente, e sim na distância que nos encontramos do nosso Deus.
Davi estava perto de Deus – sentia-se imbatível, capaz de candidatar-se como a melhor opção para derrotar o gigante. Ninguém entendia por que sendo tão pequeno ousava desafiar o gigante. Os homens não entendiam, mas Deus sim conhecia e estava bem próximo do pastor de ovelhas.
Saul estava cada vez mais distante do Senhor – sentia medo do gigante, de sua responsabilidade, e por não aceitar a direção de Deus, continuava sendo o mesmo homem, recusava ser guiado e tratado pelo Criador, até chegar ao ponto que sua ferida não teve mais cura.
3 – Quando não aceitamos ser ou viver dentro do propósito de Deus, passamos a vestir as mascaras da hipocrisia e as vestes da rebelião:
“E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.”1 Samuel 28:8
Mesmo depois de sua morte, as consequências da frágil liderança de Saul continuavam causando estragos:
“E houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém Davi ia se fortalecendo, mas os da casa de Saul se iam enfraquecendo.”2 Samuel 3:1
O segredo é fazer do Senhor o nosso Castelo Forte, para obtermos a vitoria e pelejarmos nossas batalhas sem temer os nossos inimigos, pois a vitoria vem do Nosso Deus.
Creia, ao lado de Deus você pode vencer, estar em paz e influenciar as pessoas que estão a sua volta a confiarem no Nome do Senhor.
Deus abençoe,
Rodrigo Faria
“Receba mensagens de bençãos diárias curtindo a minha página no facebook: www.facebook.com/escritorrodrigofaria
Também estou no Twitter: twitter.com/PastorFaria”
* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.
http://artigos.gospelprime.com.br/resultados-vida-deus/
Nenhum comentário:
Postar um comentário