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quinta-feira, 9 de abril de 2015

Estudo: Cinco Perguntas e Respostas Sobre CERTEZA DA SALVAÇÃO.


Cinco Perguntas e Respostas Sobre
CERTEZA DA SALVAÇÃO

Respostas pelo Pr Calvin Gardner, 2002.


1ª. Pergunta: Passagens como as de Ezequiel 18:24 e Apocalipse 3:5 são muito usadas pelos que defendem a “perda de salvação”. Estes textos realmente ensinam que alguém que tenha sido salvo pode perder a salvação?


Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.  - Ezequiel 18:24

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.  - Apocalipse 3.5:

Resposta:

A passagem em Ezequiel que o irmão citou e as várias outras pela bíblia que alguém poderia citar mostram simplesmente a responsabilidade que é devida na parte do homem. Não é uma verdade constante que cada versículo que trata da responsabilidade do homem indica os assuntos da salvação nem a segurança da salvação. Podem expressar simplesmente uma parte da revelação da mente do Senhor que exista responsabilidade na parte do homem em obedecer, orar, zelar, ser fiel, etc. Se o justo desvia-se, ele pode ser castigado até a morte, algo que é repetido pela Palavra de Deus (I Tim 1: 20; Heb 12:5-11), mas isso não quer dizer que este desviado perecerá no inferno. Considera uma passagem que trata do julgamento das OBRAS do Cristão, e não o julgamento da sua ALMA:

Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. – I Coríntios 3:15

Note que o tal será salvo, mesmo que o julgamento das obras traz detrimento (um detrimento que envolve uma perda de galardões e um que provoca tristeza, etc, mas nunca a perda da salvação.)   

As passagens em Apocalipse que expressam O que vencer mostram repetidamente a verdade que o homem, sim o Cristão juntamente, tem uma verdadeira responsabilidade de perseverar. O Cristão tem que se esforçar para viver a vida Cristã.  Este esforço é para morrer à carne, obedecer a vontade de Deus, masnão é um esforço para manter-se salvo.  O Cristão que persevera mostra que ele tem o Espirito que o preserva.

A perseverança do Cristão e a preservação do Cristão não são doutrinas que oponham-se uma da outra, mas que se complementam, dois lado de uma mesma moeda. Pela preservação eterna do Cristão por Deus, o Cristão vai se esforçar continuamente a perseverar. Quando o Cristão se persevera, ele manifesta a graça de Deus que está o preservando.

Freqüentemente, uma ou outra destas doutrinas estão mencionadas em uma passagem sem a outra sendo aparente. Outras vezes as duas doutrinas são mencionadas na mesma passagem. Considera essa passagem onde as duas doutrinas estão juntas no mesmo contexto:

Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. - Judas 21-24

Mais outra verdade nesse assunto. A Bíblia é um livro completo. Não podemos tirar uma parte separadamente sem considerar as verdades de todas as outras partes do resto da Bíblia. Se existam passagens que enfatizem a segurança do salvo, devem ser aceitas como verdadeiras. Se existam passagens que mostram a responsabilidade do homem, devem ser aceitas como verdadeiras. Todavia, nenhuma verdade deve ofuscar ou cancelar a outra. Tem que manejar a Palavra bem, de maneira equilibrada e não da maneira que coloca ela contra a si mesma.


2ª. Pergunta: A passagem de Filipenses 3:12-16 é muito usada pelos católicos quando eles afirmam que ninguém pode ter certeza de salvação. As expressões “tenha alcançado” e  “haja alcançado”, como também “que seja perfeito” e “prosseguir para o alvo” estão afirmando que o crente não pode afirmar certeza de salvação pois ainda está se esforlçando para alcançá-la?

Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. – Filipenses 3:12-16

Resposta:

Nessa passagem devemos lembrar a quem Paulo está escrevendo.  Fil 3:1 aponta estes como “irmãos meus”.  Paulo está escrevendo aos Cristãos.  O Cristão têm um plano de Deus para as suas vidas: serem feitos conformes a imagem de Cristo para a glória de Deus:

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. – Romanos 8:29

E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; - Colossenses 3.10

Do momento da regeneração, o novo Cristão tem um homem novo nele, ou seja, uma nova natureza.  Essa nova natureza faz que o Cristão não ame mais o pecado como antes e seja mais como Cristo em zelo, obediência, e conhecimento.  Esse homem novo vem instantaneamente no momento da regeneração. Ele provoca mudanças na vida do Cristão que traz ele ser mais e mais como o Salvador na sua vida Cristão, ou a ter as características de Cristo em maior manifestação cada dia mais.  Essa transformação na imagem de Cristo diante dos homens é gradual e contínua.  Começa no dia da regeneração e termina no momento que ele é feito completamente como Cristo, ou seja, o dia que ele vai ao céu.

Creio que Paulo está tratando com os Filipenses desse assunto de crescimento na imagem de Cristo entre os homens e não o assunto da salvação diante de Deus.  Paulo os anima a crescerem na vida Cristã diante os homens mesmo que ele vê imperfeições na sua própria vida Cristã. Ele não julgou a si mesmo como perfeito, ou seja, sem pecado nenhum.  Ele não se viu a si mesmo feito completo como Cristo diante os homens mesmo que ele se vê completo em salvação diante de Deus.  Ele não o viu que tinha alcançado o alvo pelo qual ele foi salvo, ou seja, ser feito perfeito na imagem de Cristo nessa vida terrena. 

Paulo prossegue pelo alvo que não é para ser salvo, pois já é salvo, mas prossiga para o alvo de ser mais e mais transformado na imagem completa de Cristo diante os homens

Essa transformação será feita complemente quando estejamos na presença de Cristo no céu (I João 3: 2  “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.”)

Espero que entenda melhor essa verdade que teologicamente chamamos a santificação.  Não confunde a doutrina da santificação com a doutrina da justificação. 


NOTA IMPORTANTE:

Você precisa saber que as versões TC (utilizadas pelos romanistas, pelos liberais, pelos pentecostais, pelos TJ’s, adventistas e demais seitas e pelos eruditos de plantão),  adulteram o texto para que ele pareça indicar salvação por obras suplantando a certeza de salvação do crente. Esse entendimento lhe auxiliará a compreender a excelente resposta dada à questão. Vejamos alguns exemplos de (per)versões baseadas no TC:

Versão católica linguagem de hoje, com colchetes explicativos:
Não que eu já tenha alcançado tudo isso [a salvação e o conhecimento do Senhor] ou já me tenha tornado perfeito [isto é, que já esteja salvo] mas arremeto para tentar alcançá-lo , porque eu mesmo fui alcançado por Jesus Cristo . Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. A minha única preocupação é, esquecendo o caminho percorrido e ansiando com todas as forças pelo que está à frente, arremeter rumo à meta, visando ao prêmio ligado ao chamado que, do alto, Deus nos dirige em Jesus Cristo . Nós todos, os 'perfeitos', comportemo-nos pois assim, e se em algum ponto vos comportais de outro modo, Deus também vos esclarecerá a esse respeito. Entretanto, seja qual for o ponto a que chegamos, caminhemos na mesma direção.  

Versão Almeida Atualizada:
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará. Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela prossigamos.

Versão Nova Bíblia Viva, atualmente utilizada nas igrejas batistas da convenção:
Não que eu já tenha obtido tudo isso, ou que já tenha me tornado perfeito. Até agora ainda não aprendi tudo quanto devia, mas continuo trabalhando para aquele dia, quando finalmente eu serei tudo aquilo para o que Cristo me salvou e quer que eu seja. Não, caros irmãos, não sou ainda tudo quanto deveria ser, porém estou concentrando todas as minhas energias para insistir nesta única coisa: Esquecendo o passado e aguardando esperançoso aquilo que está á frente, esforço-me para chegar ao fim da corrida e receber o prêmio para o qual Deus está nos chamando ao céu, em Cristo Jesus. Todos nós que somos maduros, devemos ver as coisas dessa forma, e, se discordarem em alguns pontos, eu confio que Deus manifestará isso a vocês, se obedecermos plenamente à verdade que já alcançamos.


Nova Versão Internacional, sendo as frases em colchete são notas de rodapé que ainda mais enfraquecem o texto:
Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus [Paulo deixa claro que ainda não havia “chegado”, mas ainda participava ativamente da corrida da vida]. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se porventura pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá [Perfeitos. I,e., maduros. Na parte final do versículo, o que Paulo diz com efeito, é: “Se vocês não concordam comigo, Deus os iluminará quanto a este assunto”]. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.

Versão Novo Mundo (TJ’s):
Não é que eu já tenha recebido isso ou que já tenha sido aperfeiçoado, mas empenho-me para ver se posso também obter aquilo pelo qual também fui obtido por Cristo Jesus. Irmãos, não me considero ainda como [o] tendo obtido; mas há uma coisa a respeito disso. Esquecendo-me das coisas atrás e esticando-me para [alcançar] as coisas na frente, empenho-me para [alcançar] o alvo do prêmio da chamada para cima, da parte de Deus, por meio de Cristo Jesus. Tenhamos então esta atitude mental, tantos quantos formos maduros; e, se estiverdes mentalmente inclinados em outro sentido, Deus vos revelará a [atitude] indicada. De qualquer modo, ao ponto que fizemos progresso, prossigamos andando ordeiramente nesta mesma rotina.

Portanto, caros irmãos, muito cuidado quando interpelado por alguém que utiliza as corruptas (per)versões TC!


3ª. Pergunta: A passagem de I Coríntios 4:4-5 também é muito usada pelos católicos quando eles afirmam que ninguém pode ter certeza de salvação.A passagem realmente está afirmando isto?

Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.  – I Coríntios 4:4-5

Resposta:

I Cor 4:4,5 não trata de jeito nenhum o assunto de podermos ou não podermos ter certeza da salvação.  O assunto da passagem é para os despenseiros, ou os servos do Senhor que devem ser fieis para agradar os seus servos.  A justificação da qual Paulo não tem confiança não é a justificação da sua alma, mas a certeza pessoal que ele tem sido fiel ao seu Senhor em tudo.  Paulo entendia que o seu coração é enganoso e por isso ele não si julgava fiel, justificado na sua consciência.  Essa certeza de ser fiel até o último dia somente seria conhecida no dia do julgamento das suas obras.  Em outras passagens Paulo falava de certeza da salvação, pois a sua salvação era firmada em Cristo Jesus (Rom 7:24,25; Fil 1:6; I Tim 1:12; Heb 7:25).  Lembrando que a Bíblia não se contradiz, sabemos que podemos ter certeza da salvação, mesmo que não podemos ter certeza que somos completamente fieis como despenseiros em tudo até o último dia.


4ª. Pergunta: As passagens de Deuteronômio 11:26-28 e Isaías 55.6,7 são muito usadas pelos arminianos tentando negar a predestinação, com estes versículos eles pretendem afirmar que "depende da vontade do homem".  Poderia comentar a respeito?

Resposta:

Essas passagens, como as da primeira resposta dada, revelam a verdade da responsabilidade do homem.  Deus trata os homens como sujeitos responsáveis por suas ações.  Temos escolhas a fazermos sim.  Mas, uma coisa é certa, a necessidade e possibilidade do homem de fazer uma escolha não quer dizer que ele pode fazer uma escolha contrária à sua própria natureza.  O homem pecador não pode escolher a salvação sem Deus primeiramente transformar a sua natureza para uma que deseja agradar a Deus (João 6:44; 15:5).  Quando Deus manda o pecador a buscar o Senhor, deixar a sua iniquidade e invocar ao SENHOR, Ele manda-o sinceramente mesmo que o pecador não possa fazer essas coisas sozinho.  Todavia, não podendo fazer essas coisas ele é responsável a obedecer com toda a sinceridade.


5ª. Pergunta: As passagens de I Tm 2.4 e Jo 3.16, também são utilizados pelos arminianos para demonstrar que Deus deseja que todos sejam salvos e que o amor de Deus não é eletivo. Poderia também comentar a respeito?

Resposta:

A palavra “todo” pela Bíblia é interessante.  Ela não significa cada pessoa sem a exceção de nenhuma.  Geralmente essa palavra significa um grupo entre um outro grupo.

Também, lembrando a verdade que a Bíblia não se contradiz, Deus pode fazer o que Ele deseja.  Se Ele desejasse que cada homem fosse salvo sem a exceção de nenhum, Ele faria tudo possível que esse desejo fosse completa (Sal 135:6 e Dan 4:35).  Deus não depende na decisão do homem, mas o homem depende na ação de Deus.

Fique fiel na verdade que conhece e lembre-se: não entre em contendas, mas seja paciente para com todos e fale a palavra com amor e clareza.
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Enviado por: Pr Miguel Maciel <pr.miguel.maciel@gmail.com>

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