O que é adorar em espírito e em verdade?
crispim
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Maio 2012
Muitos
entendem que para adorar a Deus é necessário estar em um
templo cercado de pessoas em atitude reverente. Para elas é preciso
um momento de concentração, reforçado com meditação, rezas e
orações. É o que chamam de ambiente propício. Este ambiente
geralmente surge de um envolvimento emocional promovido pela
expectativa de milagres, profecias, manifestações, etc. ( Jo 4:24 )
"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" ( Jo 4:24 )
O que é a Verdade?
O
que é a verdade? Do ponto de vista filosófico seria quase
impossível dar uma resposta satisfatória a esta pergunta. Diante de
Jesus Pilatos fez esta mesma pergunta com base em seu conhecimento
filosófico de modo sarcástico ( Jo 18:38 ).
Porém,
deixemos os problemas filosóficos de lado, uma vez que Jesus
anunciou que veio dar testemunho da verdade, e que todos quantos
deram crédito à sua palavra pertenciam à Verdade ( Jo 18:37 ).
O
apóstolo Paulo, por sua vez, deixou registrado que Deus é
verdadeiro e todo homem mentiroso "De
maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem
mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas
palavras, e venças quando fores julgado" ( Rm 3:4
).
Sabemos
que Deus é verdadeiro do mesmo modo que Ele é luz ( 1Jo 1:5 e 1Jo
5:20 ). Também sabemos que quem não está em Deus é trevas, ou
seja, é mentiroso ( 1Jo 1:5 ). Através destes versículos
percebemos que, quando Paulo disse que Deus é verdadeiro e todo
homem mentiroso, ele estava fazendo referência à condição dos
homens sem Deus ( Rm 3:10 à Rm 3:18 ).
Assim
como os pecadores foram destituídos da glória de Deus e passaram à
condição de trevas, todos os homens alienados de Deus igualmente
tornaram-se mentirosos. Ao dizer que todos os homens são mentirosos,
Paulo não estava se referindo a um tipo específico de conduta
reprovável pela moral humana. Paulo fez referência à natureza
humana decaída herdada de Adão!
Deus
é luz, e todos quantos não estão em Deus são trevas. Deus é
verdadeiro, e todos quantos não são participantes da sua natureza
são mentirosos. Do mesmo modo que a injustiça dos homens contrasta
com a justiça de Deus, a mentira dos homens contrasta com a verdade
de Deus.
Paulo
ao fazer referência ao seu antigo estado de alienação de Deus
disse: “Mas, se por causa da minha
mentira sobressai a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu
ainda julgado como pecador?” ( Rm 3:7 ). Ora,
percebe-se que a condição de pecador é o mesmo que mentira.
Quando
analisamos asserções como “Deus é luz”, ou “Deus é
verdadeiro”, não devemos analisá-las do ponto de vista científico
ou filosófico. Antes, é preciso compreender tais asserções como
atributos de Deus. Quando a bíblia estabelece o contraponto: “Deus
é luz, e não há nele travas alguma”, a asserção “Deus é
luz” demonstra que tudo que não está unido a Deus não tem
relação nenhuma com Ele.
Jesus
se apresentou como sendo o caminho, a verdade e a vida, ou seja, a
única pessoa capaz de estabelecer comunhão entre Deus e os
homens "Disse-lhe Jesus: Eu sou o
caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (
Jo 14:6 ). O apóstolo Paulo demonstrou aos cristãos em Roma que
todos os homens pecaram e foram alienados da glória de Deus por
causa da desobediência de Adão. Jesus, por sua vez, ao se
apresentar como o caminho, a verdade e a vida, promove a união dos
homens com Deus. O homem por intermédio de Cristo passa a ser
participante da glória de Deus.
Jesus
compartilhou da sua glória com os que creem para que possam voltar à
comunhão com o Pai “E eu dei-lhes a
glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um” (
Jo 17:22 ), pois tal glória foi perdida quando o homem pecou ( Rm
3:23 ).
De
posse da glória concedida por Cristo, o homem deixa a condição de
mentira e passa a ser verdadeiro, pois está na verdade.
“Em Verdade”
"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" ( 1Jo 5:20 )
O
apóstolo João é claro ao demonstrar que Cristo é verdadeiro. Além
dos cristãos terem ciência (saber) de que o Filho de Deus veio em
carne, foi concedido também o entendimento (revelação) para que os
cristãos passassem a estar unidos a Cristo (conhecermos).
A
idéia da palavra ‘conhecer’ empregada pelo apóstolo João neste
versículo é ‘estar unido a...’, ‘em comunhão com...’, 'um
só corpo'. Quando lemos que conhecemos a Deus, ou antes, que Ele nos
conheceu, é o mesmo que dizer que estamos em plena comunhão com Ele
( Gl 4:9 ). Ex: Quando a bíblia diz que ‘conheceu’ o homem a
mulher, ela aponta comunhão íntima, um só corpo.
Quando
o homem sem Deus (mentiroso) alcança o entendimento através da
mensagem do evangelho, passa a conhecer (comunhão) o que é
verdadeiro, ou seja, deixa a condição de mentira e passa a
compartilhar da Verdade. João, ciente desta maravilhosa verdade,
anuncia: “... no que é verdadeiro estamos...”, ou seja, estar
‘em Cristo’ é o mesmo que estar ‘em verdade’.
A
condição ‘em verdade’ é proveniente de uma nova criação,
como bem assevera o apóstolo Paulo: “E
vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira
justiça e santidade" ( Ef 4:24 ). O novo homem é
criado por Deus ‘em verdadeira’ justiça e santidade. É por isso
que todo aquele que está ‘em Cristo’ é uma nova criatura.
Muitos
gramáticos são unânimes em reconhecer que a sintaxe e o estilo dos
escritores do Novo Testamento possuem características que são
próprias e exclusiva do evangelho. Vale salientar uma destas
características, pois ela ajudará na composição da ideia 'em
verdade'.
A
frase preposicional 'em Cristo' no grego é um uso específico do
dativo. Como é sabido, antes dos escritores do Novo Testamento não
há registro de que alguém dentre os gregos tenha utilizado o dativo
preposicionado para expressar idéias como 'em Platão', 'em
Sócrates', etc. Somente no Novo Testamento encontramos frases com
este uso específico do dativo.
O
capítulo 1 da carta aos Efésios aponta este uso do dativo em frase
preposicional. O elemento gramatical mais repetido é a preposição
grega '', correspondente ao nosso “em”, seguida do dativo
'Χριστ'. Ela vem com o pronome pessoal (“nele”), ou com
um nome (“em Cristo”, “no Amado”).
A
nova criatura resulta de uma nova criação de Deus. A nova criação
é feita em verdadeira justiça e santidade. Cristo é a verdade, e
todos que estão em Cristo são igualmente verdadeiros, porque no que
é Verdadeiro os que creem estão ( 1Jo 5:20 ).
Com
base no que analisamos, adorar ‘em verdade’ é o mesmo que estar
em comunhão com Cristo. Ou seja, não se refere à atitude do
adorador, ou ao ambiente que o adorador se encontra, antes diz da
condição da nova criatura.
Como ser Verdadeiro?
A
ideia da verdade, ou do que é verdadeiro que Jesus apresenta não
tem relação com sentimento e práticas humanas cotidianas. A ideia
de que ser verdadeiro é ser autêntico, ou seja, cercado de virtudes
humanas, não se refere à verdade que Cristo estabeleceu.
Para
que o homem seja verdadeiro é preciso estar unido a Cristo, em
comunhão com Deus. Como? Ora, a comunhão com Deus é estabelecida
através da mensagem do evangelho "O
que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais
comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho
Jesus Cristo" ( 1Jo 1:3 ). O que é que João ouviu
e estava retransmitindo aos Cristãos para que tivessem comunhão com
Deus? A mensagem do evangelho!
A
mensagem do evangelho constitui-se no chamado de Deus para que os
homens estejam unidos a Ele "Fiel é
Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus
Cristo nosso Senhor" ( 1Co 1:9 ).
Após
ouvir a mensagem do evangelho e crer em Cristo como o enviado de
Deus, conforme diz as escrituras, o homem passa a viver 'em verdade'.
Passa a compartilhar da vida que há em Deus, como luzeiros no mundo
que jaz em trevas.
O
homem que crê na mensagem do evangelho é novamente criado 'em
verdade'. É produto do milagre da regeneração. O novo nascimento é
o acesso (porta) para a glória de Deus. Quem estava alienado, agora
passa a ver a glória de Deus, como está escrito: "Disse-lhe
Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de
Deus?" (João 11: 40).
Através
do ouvir a mensagem do evangelho o homem passa a crer na esperança
proposta, ou seja, a fé vem pelo ouvir. O evangelho é poder de Deus
para os que creem, que faz dos homens que eram filhos de Adão filhos
de Deus ( Jo 1:12 ; Jo 1:13; Rm 1:16 ). O poder regenerador da fé
(evangelho) faz com que o homem passe a compartilhar a glória de
Deus ( Jo 17:22 ; Jo 17:23 ).
Em espírito
“O
que é nascido da carne, é carne, mas o que é nascido do Espírito
é espírito” (
Jo 3:6 )
Pelo
fato de os homens serem descendentes de Adão são designados
carnais. Além de possuírem um corpo constituído de carne, a
natureza dos homens sem Deus é designada ‘carnal’.
O
que é ser carnal? 'Carnal' refere-se à natureza decaída, alienada
de Deus, que foi herdada de Adão. Quem é carnal, ou seja,
descendente na carne de Adão não pode agradar a Deus. Esta é uma
condição intrínseca a natureza herdada de Adão. Por mais que uma
pessoa tenha intenção e vontade de adorar a Deus, e não é nascida
de novo, conforme o que propõe a mensagem do evangelho, não poderá
agradar a Deus ( Rm 8:8 ).
Por
ser gerada de Adão a tendência nata da carne é a morte. Quando
falamos da tendência da carne como sendo morte, não nos referimos à
morte física do homem, antes à alienação (separação) de Deus (
Rm 8:7 ).
Porém,
do mesmo modo que os nascidos de Adão são carnais, os nascidos
segundo o último Adão são espirituais. Como? Ora, do mesmo modo
que o Espírito Eterno, que fez ressurgir o Cristo dentre os mortos,
ele fez ressurgir os que creem e habita neles ( Rm 8:9 ).
Pelo
fato de os cristãos terem o Espírito de Cristo, isto indica que
também são filhos de Deus, portanto, espirituais. Todos quantos são
nascidos de Deus (Espírito) são filhos de Deus (espírito).
Adorar em espírito e em verdade
Muitos
pensam que para adorar a Deus é necessário estar em um templo
cercado de pessoas em atitude reverente. Para elas é preciso um
momento de concentração, reforçado com meditação, rezas e
orações. É o que chamam de ambiente propício. Este ambiente
geralmente surge de um envolvimento emocional promovido pela
expectativa de milagres, profecias, manifestações, etc.
Consideram
que adorar a Deus em espírito e em verdade é fruto da emoção, da
vontade e do intelecto do homem. Para Eles adoração sem emoção,
ou sem intelecto não é adoração, e é possível adorar em verdade
sem ter nascido do Espírito, ou adorar em espírito sem ter nascido
da Verdade.
Porém,
a Bíblia demonstra que, se o homem adora em espírito,
concomitantemente ele está na Verdade, e se adora 'em verdade' é
porque vive em Espírito! Adoração não é um estilo de vida como
apregoam. Adorar em espírito e em verdade só é possível quando se
conhece a Deus, ou seja, quando Deus passa a habitar no homem "O
Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê
nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará
em vós" ( Jo 14:17 ).
Quando
é que o homem passa a estar em Deus e Deus no homem, fazendo morada?
( 1Co 3:16 ). Somente após crer na mensagem do evangelho "Em
quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o
evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes
selados com o Espírito Santo da promessa" ( Ef 1:13
).
Muitos
se escudam no legalismo, outros no formalismo, sem nos esquecermos
dos tradicionalistas. Os emocionalistas acusam os racionalistas, e
surgem inúmeras forma de fanatismos. Porém, todos se esquecem que
somente os nascidos de novo podem adorar a Deus em espírito e em
verdade.
Quando
o homem nasce de novo através da mensagem do evangelho, não há um
tempo ou lugar específico para adorar. Os verdadeiros adoradores
adoram em todo tempo e em todos os lugares.
- Um verdadeiro adorador não está vinculado a templos, pois é templo e morada do Espírito Santo ( 1Co 3:16 );
- Um verdadeiro adorador não necessita de sacrifícios, pois é sacrifício vivo, santo e agradável a Deus ( Rm 12:1 );
- Um verdadeiro adorador oferta a Deus sacrifício de louvor, ou seja, o fruto dos lábios que professam a Cristo ( Hb 13:15 );
- Um verdadeiro adorador não precisa de intermediário, pois exerce sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais a Deus ( 1Pe 2:5 );
- Um verdadeiro adorador não precisa de tempo específico, pois o momento da adoração foi estabelecido quando Cristo chegou entre os homens, em que os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade ( Jo 4:23 ).
Em
suma: para adorar em espírito e em verdade é preciso crer no que
anunciou os profetas: “Lançai de vós
todas as vossas transgressões com que transgredistes, e criai em vós
um coração novo e um espírito novo (...) Então aspergirei água
pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas
imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Edar-vos-ei
um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo;
e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração
de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis
nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (
Ez 18:31 ; Ez 36:25 -27).
Somente
o Espírito Eterno “Então (Deus)
aspergirei...” (v. 31), pode purificar o homem através
da palavra do evangelho (água pura). O 'aspergir água pura' é o
mesmo que nascer da água. Somente Deus pode aspergir a água pura,
ou seja, o nascer do Espírito. Somente Deus pode fazer do homem uma
nova criatura, com novo coração e um novo espírito ( Sl 51:10 ; Is
57:15 ).
A
nova criatura, ou o novo homem em Cristo é gerado de Deus para a sua
glória ( Jo 1:12 ). Deus cria, forma e faz o novo homem em
verdadeira justiça e santidade para a sua própria glória "A
todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei
para a minha glória, os formei, e
também os fiz" ( Is 43:7 ). Somente os nascidos da
água e do Espírito, ou seja, da verdade e do Espírito são capazes
de adorar a Deus em espírito e em verdade, pois estes foram criados
para louvor da glória de Deus, ou seja, adoração verdadeira ( Ef
1:6 ; Ef 1:12 e Ef 1:14 ).
O
verdadeiro louvor e adoração são provenientes da obra criativa de
Deus (nova criatura), pois quem dentre as suas criaturas poderá
acrescentar honra, glória e louvor a Deus? É por isso que Deus faz
todas as coisas para e em louvor de sua glória!
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