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terça-feira, 26 de julho de 2016

Artigos: O cristão e sua relação com o pobre.

O cristão e sua relação com o pobre

O primeiro pobre na Bíblia é o carente de Deus.
por Victor Santos

O cristão e sua relação com o pobre
O anticristo também declara os pobres bem-aventurados, mas não o faz por causa da cruz, que abrange toda a pobreza e na qual a pobreza é bem-aventurada, mas justamente para, mediante ideologias políticas e sociais, rejeitar a cruz. Pode, inclusive, chamar tal ideologia de cristã, e é exatamente o que torna antagonista de Cristo”. Dietrich Bonhoeffer
Esse comentário de Bonhoeffer é muito atual, ele o fez quando explica sobre a vida cristã baseado em Mateus 5. Aproveito-me disso para refletir sobre uma “concepção” que traz confusão ao senso comum: o cristão e sua relação com o pobre. A teologia da Libertação ou a da Missão integral tem aspectos positivos para a reflexão teológica e prática cristã, isso é indiscutível para mim. Se buscarmos nos Evangelhos algumas réguas para aferir valores da qual devemos viver, o zelo para os mais necessitados serve como medida a Deus, o cristão não negará a realidade do amor ao que carece e dá luta pelo pobre.
No entanto, o pobre nos Evangelhos é, principalmente, o carente de Deus. Entre estes, nos diversos aspectos, temos também os materialmente pobres, os necessitados de justiça, de liberdade, afeto, de oportunidade. Então, o primeiro aspecto que a cruz nos traz é o acesso ao Deus Pai, o primeiro alimento que mata nossa fome é o pão do céu que nos reconcilia com o Senhor e, por causa disso, graças e somente pelo fato dessa cruz nos tirar da pobreza das trevas e o pão do céu alimentar o nosso espírito, é que conseguimos ser luz para o materialmente pobre, carente, fraco e necessitado. Negar isso culmina uma discrepância da palavra “pobre” na Bíblia e distorce ou camufla o sentido da caminhada cristã.
Isso é essencial comentar, pois, movimentos políticos, ideologias e pessoas mal-intencionadas se aproveitam da palavra “pobre” para atrair os que se sensibilizam com termo e concretizar seus projetos egoístas ou ideológicos. Note que, qualquer um com senso ético se compadece da vítima, e o cristão, que tem mandamento para ser voz do necessitado sente-se impelido a estar na causa que “diz” beneficiar a estes. E por que usei o termo “diz”? Ora, porque o adversário não tentará nos enganar mostrando as suas garras, mas sábio será parecer-se conosco e nos desviar da cruz de forma sucinta. Talvez fosse por isso que Jesus certa vez disse: “Surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e milagres a fim de enganar, se possível, até mesmo os escolhidos” (Mt 24.24). O anticristo vem de forma semelhante ao cristo, ele é imitador e deseja nos enganar com suas habilidades.
O ponto que quero chegar já está claro, o anticristo tem dito que está lutando pelos pobres, mas faz isso longe da cruz, faz isso para chegar aos seus objetivos próprios, por ideologias malignas, para ter o poder. O anticristo aqui é qualquer um que usa o nome de Deus, representa o meio eclesial ou se diz cristão para se achegar ao pobre por outro fim, que não seja a cruz, o faz por ideologia e usa a vítima que se chama pobre para atrair os que se compadecem desses.
Poderíamos refletir muito aqui ainda, mas não pense que seguir um movimento que diz defender a causa do pobre signifique que o faz por causa da cruz, ainda que use o nome de Deus. O que tem acontecido hoje é que estão se aproveitando da ingenuidade de alguns para se legitimarem com suas malignidades. Por isso, a cruz é nossa vida. Não morreremos por ideologia política, nem legitimarmos os que querem uma perpetuidade no poder, muito menos um vigarismo egoísta ou a utopia do governo perfeito, pois, se as pessoas são dessa terra, se o governo é terreno, então, a imperfeição fará parte de nós.
Sendo assim, fazemos o contrário, pegamos a nossa cruz e seguimos, isso significa morte todos os dias. E morte por quê? Pela cruz, a cruz é a detentora de morte e vida. O que fazemos de bem é porque a cruz nos encontrou, defendemos o evangelho, fazemos o bem no aqui e agora, com a esperança do reino futuro de Cristo, que será perfeito. Hoje, defendemos o que sofre porque a Cruz nos alcançou, então, levamos ao pobre a Cruz, para que esse possa deixar de ser carente de Deus e, graças a isso e por conta disso, também deixe de ser carente materialmente.
Nossa causa é com a cruz e ela que nos valida ao bem, cuidado para não seguir o mal que apenas aparenta se preocupar com o bem. Já existe muitos anticristos entre nós.
* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.
artigo: https://artigos.gospelprime.com.br/o-cristao-e-sua-relacao-com-o-pobre/

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