Translator

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Missões: Convenção batista italiana- JMM é exemplo a ser seguido

Convenção batista italiana: JMM é exemplo a ser seguido


12 de novembro de 2014


Missionários da JMM que atuam no campo italiano participaram da 43ª Assembleia da União Cristã Evangélica Batista da Itália (UCEBI, a convenção batista do país), que aconteceu de 29 de outubro a 3 de novembro na cidade de Chianciano Terme.


Participaram do evento os missionários Fabiano Nicodemo e Rodrigo Zuliani (Cesena e Valconca), 




Edilberto Junior (Rimini), João Caio Bottega (Treviso, Padova e Marghera), Luiz Cláudio Marteletto (Treviso), Fábio e Nathália Pisa (Mântova) e Manoel e Raquel Florêncio (Casorate Primo). Além deles, também estiveram presentes os missionários Paulo e Teresa Pagaciov (coordenadores da JMM para a Europa) e os orientadores pastorais José Calixto e Suely Patrício, casais que têm a sua base de trabalho a partir de Portugal.


As igrejas de Treviso e Casorate Primo, lideradas pelos missionários João Caio Bottega e Manoel Florêncio, respectivamente, foram reconhecidas e aprovadas como “entes eclesiásticos”. Elas preencheram todos os requisitos exigidos, a começar pelo número de membros (ambas têm mais de 100) para alcançar essa condição. Assim, elas deixam de ser apenas associações – como é reconhecida oficialmente pelo governo italiano a maioria dos grupos religiosos – e passam a ser reconhecidas de fato como igrejas. Assim, essas igrejas ganham mais autonomia para muitas ações, sem a mediação da UCEBI, embora continuem a ela ligadas.

Numa das sessões, o Pr. Fabiano Nicodemo apresentou o recém-chegado missionário Rodrigo Zuliani, que atua na área de esporte, e Edilberto Junior. Ambos estão apoiando a igreja em Cesena e na expansão do trabalho missionário nas cidades de Rimini e Valconca. No penúltimo dia da Assembleia, o missionário Manoel Florêncio foi escolhido para compor a diretoria da UCEBI, tendo sido o mais votado dentre os sete eleitos.

No último dia, a Assembleia fez uma moção de reconhecimento pelo trabalho dos missionários brasileiros, classificando a colaboração da JMM como um exemplo de estratégia que está dando certo na expansão da obra missionária na Itália. Atualmente, as nove igrejas onde atuam os missionários contam com cerca de 500 membros, dos cerca de 3 mil batistas de toda a Itália.

Luiz Cláudio Marteletto
missionário em Treviso, Itália

2 comentários:

  1. Prego il Signore di trovare un fratello o una sorella della chiesa italiana che sia interessato a imparare il portoghese e insegnare italiano (tandem).
    Sono italo-brasiliano di San Paolo e attualmente vivo a Braga, in P Portogallo. Sono membro della prima chiesa evangelica battista di Braga

    Grazie

    ResponderExcluir
  2. Como ter os endereços das igrejas na Itália? Minha sogra e cunhada saíram do Brasil e não sabem onde congregar na Itália... como ajudar? Grata, kelly

    ResponderExcluir