Translator

quinta-feira, 24 de março de 2016

Artigo: Ilusão de ótica midiática.

Ilusão de ótica midiática

Com a Internet ainda existe a possibilidade de romper essa barreira, mas quantos tem a consciência disso?
por Victor Santos

Ilusão de ótica midiática
Mudanças, e mudanças rápidas, permanentes, em nenhuma outra época as coisas mudaram tanto assim em um espaço de tempo tão curto. Isso é frequente devido aos meios de comunicação, essas informações rápidas tendem a gerar rápidas mudanças. O que me chama atenção na variedade de informações disponíveis e na facilidade de gerar essas informações em nossa pós-modernidade é que a grande mídia apresenta-nos um certo tipo de monopólio.
Existe uma estabilidade na grande mídia brasileira, você há de concordar comigo que é comum passar os vários canais de televisão em seus diversos programas jornalísticos e todos apresentarem praticamente as mesmas notícias.
Independente do canal as opiniões e informações passadas são idênticas, os jornais e demais que compõe a nossa grande mídia são um monopólio, mesmos grupos controlam a mídia e as informações são as mesmas, divulgadas por meios diferentes. Com a Internet ainda existe a possibilidade de romper essa barreira, mas quantos tem a consciência disso? Pensam que aquilo que é divulgado pela mídia é a única possibilidade existente.
Tanto que, quando alguém fala ou se expressa de forma diferente da taxada como “normal” perde o crédito e não tem espaço para debater, são loucos ou não sabem do que estão falando. A regra parece ser “ou todo mundo fala a mesma coisa ou não presta”. O propósito não é a informação de forma legítima ou a informação que de fato seja de grande valia, mas não, a briga é para ver quem divulga melhor sobre o mesmo assunto.
Qual o problema de tudo isso? A grande pobreza de realidades que nos é oferecida e a falta de referência e senso crítico. Ao se enganar em ter a grande mídia como referência criamos uma ilusão de ótica totalmente equivocada. Isso mesmo, o termo é “ilusão de ótica”, uma visão humana enganada, enxergamos o que na verdade não é, temos uma falsa visão.
Convenhamos, os meios de comunicação são valiosíssimos, eles trazem mudanças rápidas e quão tentados e entregues a tentação não são os que tem o poder de divulgar a informação? Jogo de interesses, manobras, privilégios, dinheiro, orgulho, empresas, senadores, igrejas, votos e tudo isso está em jogo ao se divulgar uma notícia, mas não nos atentamos para nada disso e caímos nesse pecado por ignorância.
Ao analisar tudo isso parto do seguinte princípio: se os pecadores querem te seduzir, não o consista, não te ponhas a caminho com eles (cf. Pv 1.10-15 ). A ilusão de ótica midiática tem andando tão perto de nós que nem percebemos como somos influenciados e como isso tem gerado tantos males. O texto de hoje é um alerta para nossa reflexão.
* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.

autor(a)

Victor Santos

Victor Santos (+ artigos)

Victor dos Santos, mora em Santo André-SP. Blogueiro (Vida ao Inverso). Bacharel em Teologia pela Universidade da Bíblia, graduado em Logística pela Uniban e estudante da PUC SP.
fonte: https://artigos.gospelprime.com.br/ilusao-de-otica-midiatica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário